Como comparar dois arrays de string de forma otimizada em JavaScript

Estou fazendo um programinha em JavaScript/Typescript que lê dois arquivos XML e precisa comparar as strings que existem dentro dos dois arquivos.

Primeiro criei uma estrutura de dados com um array para cada linha do tipo <string, string> onde a primeira string recebe o “identificador da string” e a segunda recebe o “valor” da string em si.

Fiz a leitura dos dois arquivos e criei um array de linhas pra cada arquivo. Esse array recebe cada uma das linhas do arquivo (array<string, string>), tanto para o arquivo1 quanto para o arquivo2.
Além disso, o primeiro item dos arrays de linhas (linhas(0)) contém quais são as strings-chave (única) daquela linha, ou seja, a string que identifica aquela linha nós dois arquivos, (aqui eu imaginei como se fosse os indices de uma tabela de banco de dados).

Minha dúvida é, como eu posso comparar de forma otimizada, na prática, os dois arrays dos arquivos, utilizando também o array com as strings-chave, de forma que mesmo que o arquivo seja muito grande eu consiga fazer uma comparação precisa e mais rápida?